sexta-feira, 14 de junho de 2019

VASTUS CORRIDA - A Origem do nome e destaque a uma escola importante na corrida de fundo.


        Nossa proposta aqui é a divulgação de informação técnico-científica de qualidade na área das ciências do esporte relacionadas às Corridas de Endurance com ênfase na construção de pontes entre a ciência e prática profissional. E escolhemos o nome VASTUS  pois significa resistência em finlandês. 



           Resistência foi algo que grandes corredores finlandeses demonstravam há 100 anos atrás, onde o de maior projeção foi Paavo Nurmi. Ele nasceu em 13 de junho de 1897, na cidade de Turku. Sua influência foi o atleta Hannes Kolehmainen, com sua conquista de 3 medalhas de ouro nos Jogos Olímpicos de Estocolmo, em provas de fundo. Paavo, então com 15 anos, decidiu que era aquilo que faria.



        Reinou absoluto após os Jogos Olímpicos de Antuérpia (1920), obtendo o seu primeiro recorde mundial em 1921 nos 10000 metros (30’42’’,2). Em 1923 obteve os recordes da milha, dos 5000 metros e dos 10000 metros, fato inédito para a época. O seu primeiro recorde nacional foi aos 23 anos, nos 3000 metros com 8’36’’,2.


       Nos jogos de Paris em 1924, Nurmi obteve 5 medalhas de ouro em 6 dias de competição, sendo 3 individuais e aos outras em equipe. Ganhou as provas de 1500 metros e 5000 metros com um intervalo menor de 2 horas entre as duas finais. Também venceu no cross-country e 3000 metros ambos por equipe.


       Em 1925, em uma turnê nos EUA correu 55 vezes, ganhando 53 delas, perdeu uma somente e abandonou a outra. Foi apelidado como o Finlandês Voador e o Fantasma Finlandês.

          Em termos de treinamento foi um dos primeiros atletas a treinar de uma forma mais sistematizada. Preocupava-se com a utilização de métodos auxiliares na preparação como caminhadas e exercícios calistênicos. Foi o primeiro a relacionar a sua performance com o controle de seu ritmo, sendo o único na época a correr com relógio na mão.Fazia treinos ao ar livre combinando alto volume e alta intensidade. 


        Era um corredor forte, pois quando jovem, trabalhava como entregador levando cargas pesadas em subidas e descidas. Ele preparou-se para o seu recorde mundial dos 1500 metros com uma caminhada matinal de 12 quilômetros, 4 ou 5 sprints na pista, 400 a 1000 metros correndo para tempo e então de 3 a 4 quilômetros com voltas muito rápidas. No período da tarde corrida de 4 a 7 quilômetros pelas montanhas no entorno da cidade, terminando em máxima velocidade.



Frase: “Quando você corre contra o tempo, não precisa acelerar no final. Se for constante e firme até a chegada os outros não conseguem suportar o ritmo”.



Fonte: 
Comitê Olímpico Internacional - https://www.olympic.org/paavo-nurmi
The Official Site of Flyinf Finn - https://paavonurmi.fi/en/life-story/






Nenhum comentário:

Postar um comentário